DISFUNÇÃO ERÉTIL E EJACULAÇÃO PRECOCE
A disfunção erétil e a ejaculação precoce causam grande impacto na qualidade de vida do casal. Apesar de fatores psicológicos como a ansiedade estarem envolvidos tanto da disfunção erétil como na ejaculação precoce, o urologista deve investigar e tratar as causas das disfunções sexuais. Mais de 50% dos homens com mais de 40 anos apresentam algum grau de disfunção erétil. A hipertensão, diabetes, tabagismo e sedentarismo são as causas mais frequentes. O tratamento para disfunção erétil deve ser individualizado para alcançar melhor resultado.
A ejaculação precoce é a disfunção sexual masculina mais comum, afetando 20 a 30% dos homens entre 18 e 59 anos. Ela pode ser primária, quando ocorre desde o início da experiência sexual (2 a 5%), ou secundária, quando ocorre após um período de ejaculações normais (20 a 30%). O tratamento tem o objetivo de aumentar o tempo de relação sexual antes da ejaculação.
Referências: Kleinman KP, Feldman HA, Johannes CB, Derby CA, McKinlay JB. A new surrogate variable for erectile dysfunction status in the Massachusetts male aging study. J Clin Epidemiol. 2000;53(1):71-8.
Linton KD, Wylie KR. Recent advances in the treatment of premature ejaculation. Drug Des Devel Ther. 2010;4:1-6.