IMPLANTE DE PRÓTESE PENIANA
Atualmente, o implante de prótese peniana é a única forma de tratamento definitivo da disfunção erétil. No entanto, deve ser considerado apenas após a falha de inibidor da 5 fosfodiesterase e da auto injeção intra-carvernosa de drogas vaso-ativas.
Pacientes com disfunção erétil grave, com idade superior a 55 anos e doenças concomitantes ou cirurgias prévias que dificultem ou impossibilitem de forma irreversível a ereção normal, são candidatos ao implante de próteses penianas infláveis de três volumes. A denominação três volumes se deve ao fato de as próteses penianas infláveis se constituírem dos cilindros penianos, do reservatório e da válvula (bomba) de insuflação e desinsuflação dos cilindros; ou seja três compartimentos hidráulicos distintos e separados, porém ligados entre si por tubos de conexão hidráulica.
Referência: Mandava SH, Serefogin EC, Freier MT et al. Infection retardant coated inflatable penile prostheses decrease the incidence of infection: a systematic review and meta analysis J. Urol, 2012, 188: 1855 – 60